segunda-feira, 22 de junho de 2009

Coisas do Brasil - Cristo Redentor

Corcovado - Rio de Janeiro

Infelizmente não estou tendo uma crise ufanista, mas vou sim, falar do Cristo Redentor.
Com o projeto Carioquinha fica mais fácil (leia barato) visitar os pontos turísticos do Rio, por isso acompanhei o José ao Corcovado e na próxima semana vamos conhecer (ambos) o Pão de Açucar.

Voltando ao Corcovado: me decepcionei muito com a falta de cuidado que dão a um dos cartões postais mais famosos do Brasil, deste a estação de trem no Cosme Velho, que poderia ser muito mais acolhedora para os turistas que pagam bem caro para uma viajem de apenas 20 minutos, o cheiro de óleo e a falta de lugares para sentar são, no mínimo, cruéis com pessoas que precisam esperar quase 3 horas como aconteceu conosco, ainda temos as filas, a falta de informação, os banheiros minúsculos, a fila no banheiro feminino, a disputa de lugares no trem, os funcionários que dão instruções com má vontada aparente. e ainda por cima evitam levar as pessoas pelos elevadores (pra economizar energia?) infelizmente a lista é enorme.
Apesar de ser um ponto turístico tão famoso não há um sistema de áudio para dar informações durante a subida e as 3 raras oportunidades de tirar fotos panorâmicas não são avisadas e as placas que avisam coisas como "Bananeira" ou o nome dos morros como "Englishman Hill" não deveriam mostar o nome "Jaca" que é uma especie invasora e não uma representante da Mata Altântica. E o que são aquelas assustadoras imagens de santos?
E também por que não avisam o motivo das paradas? Ficam todos se perguntando o que está acontecendo, é um inconveniente que poderia ser evitado. O retorno foi outro problema: por que a maioria dos lugares do trem são de costas para a descida?

Felizmente, apesar de tudo, o monumento parece bem conservado, apenas algumas marcas que parecem ter sido deixadas por andaimes de manutenção.
No fim-das-contas serviu como uma despedida, já que não pretendo subir lá antes de partir pro Canadá.

* Postado de casa, por recomendação médica.

A SEMANA
Música: White Shadows - Coldplay
Site: Projeto Carioquinha - Termina 05/07.

2 comentários:

Francisco disse...

E ai, Dr. Paulo
Tô passando para deixar um alô.
Vi que você tem uma data para começar o processo federal. Que bom.

Lá e Dá disse...

Ah... Coldplay é tudo.
Abraços