quinta-feira, 10 de outubro de 2013

O prazer da leitura, livros grátis, o Kindle e o Calibre.



Quem me conhece sabe que sou muito viciado em tecnologia e gadgets em geral, além disso também gosto muito de ler, meu presente de aniversário este ano veio antecipado e em forma de um Kindle. 

Para quem não conhece o Kindle é um leitor de livros digitais da livraria Amazon, apesar da aparência não é um tablet: Preto e branco, não tem áudio mas tem algumas vantagens em relação aos tablets: não é iluminado e a tela não tem oscilação (refresh) depois que está preenchida: para não causar fadiga visual, imita o papel por não ter reflexo. Para mim tem uma vantagem adicional: apesar de ter um navegador é um aparelho quase exclusivamente para ler: isso evita dispersão!

A Amazon diz que o Kindle foi pensado para "desaparecer" na sua mão, ou seja, ele quer ser um suporte "invisível" visando o prazer da leitura, e em minha opinião ele cumpre muito bem a promessa.

Agora uma boa notícia:

Apesar de ser um produto da Amazon, para que você possa comprar livros online e recebê-los diretamente no Kindle, a Amazon foi camarada e deixou o aparelho aberto para outros tipos de livros/arquivos que você quiser ler com ele. Por exemplo, se você tem um documento qualquer digamos em PDF você pode enviá-lo para o seu email Kindle (seunome@kindle.com) que ele vai aparecer no Kindle na próxima vez que você conectá-lo à rede (wifi ou 3G dependendo do modelo) ou até por cabo.

Agora uma ótima notícia:

Já que o Kindle é aberto porque não importar para ele as centenas de livros que se acham na internet?
Pois bem! O Kindle não é muito amigo do formato PDF, porque ele é de propriedade da Adobe então um cara chamado Kovid Goyal (junto com uma equipe de desenvolvedores) criou e administra um software chamado Calibre (guarde este nome!)  que permite converter ebooks em vários formatos (PDF, TXT, RTF etc) para formatos mais amigáveis com o Kindle (eu uso AZW3 mas indicam normalmente o formato MOBI).

Mais do que isso: O Calibre permite que você administre uma biblioteca em seu computador e ainda por cima pode trocar livros com seus amigos que tenham Kindle apenas conectando cada Kindle ao Computador e importar para biblioteca do Calibre aqueles que você não tem e enviar para o Kindle do seu amigo aqueles que estão na (sua) biblioteca.

Você pode editar os "metadados" de um livro, para corrigir eventuais erros: nome do autor errado, adicionar TAGs, podendo até trocar a capa dele (pegue a capa que você mais gostar na internet e simplesmente cole-a em cima da capa no Calibre e ela será substituída (recomendo tamanhos de aproximadamente 500 pixels de altura).

Ainda não está convencido?

Você pode fazer um test-drive gratuito do Kindle em seu computador ou tablet, basta baixar o programa ou aplicativo do Kindle, se inscrever na Amazon.com.br e começar a baixar livros (gratuitos ou pagos!). E o melhor: depois que você compra um livro (mesmo a custo zero) você poderá baixá-lo para qualquer dispositivo Kindle ou outro onde você instalar o software da Amazon (quantas vezes quiser!) sem ter que pagar novamente!!!!


Água na Boca:


Lendo.org
LeLivros.biz
eBooksBrasil.org
eLivrosGratis.net
eLivrosGratis.com
2.000 livros grátis 
18 livros de Arthur Clarke




A Cereja do Bolo:
Pelo Calibre você pode ter acesso a publicações nacionais e internacionais gratuitamente e você pode levar estas notícias no Kindle para ler a qualquer momento.  Melhor que reinventar a roda, cito um site que já fala sobre o assunto: Notícias no Calibre


 Até a próxima!

Um Pouco de Humor:



Ouvindo (com fones bluetooth): Enigma.
 

2 comentários:

Andy disse...

Primeiramente, parabéns atrasado! Eu também estou começando a adotar livros digitais. No meu caso eu ganhei um iPad, que tem lá suas vantagens e desvantagens. Estou usando o aplicativo Saraiva Reader, e estou gostando bastante. Só não consigo ainda "sacar" o iPad da bolsa no ônibus, o que é uma pena (seria uma forma de aproveitar o tempo ocioso...) porque tenho receio de ser assaltada \o/ Mas daqui a pouco isso muda.
Bjs e parabéns pelo blog.

Anônimo disse...

Muda nada... A Tendencia é só piorar!!!